CUIDE DE SEU JARDIM

"Não corra atrás das borboletas. Cuide de seu jardim e elas virão até você!Se passarmos todo o tempo desejando as borboletas e reclamando porque elas não se aproximam da gente, mas vivem no jardim do nosso vizinho, elas realmente não virão. Mas, se dedicarmos a cuidar do nosso jardim, a transformar o nosso espaço, a nossa vida, num ambiente agradável, perfumado e bonito, será inevitável... As borboletas virão até a nós... Dê o que você tem de melhor e a vida lhe retribuirá. "

O perfume...

O perfume...
"Fica sempre o perfume nas mãos daquele que oferece flores."

terça-feira, 25 de setembro de 2012

QUASE TUDO SOBRE VIOLETAS




Os antigos gregos consideravam a violeta um símbolo de fertilidade e amor, utilizando-a em poções de amor. Muito conhecida desde a antiguidade, tendo sido muito utilizada para fins medicinais. Começou a ser utilizada desde 1829 na Homeopatia, pelo médico alemão M. Staptf no tratamento de sinusites e reumatismo.




Descoberta em 1892 pelo pesquisador e barão alemão Walter Von Saint Paul, nas montanhas do nordeste da Tanzânia (África), a violeta-africana é hoje uma planta muito popular.




Planta herbácea, perene, com caules curtos, ramificados, de cor verde escuro, quer um pequeno caule rematado por uma roseta de folhas, quer um caule rastejante e ramificado com folhas alternas. As folhas são em forma de coração, ovais a arredondadas, sendo os pecíolo pecíolos são carnudos e verde-claros.




Nas plantas adultas, os pedúnculos nascem de todas as axilas das folhas. Cada pedúnculo ramifica-se junto à extremidade, surgindo de cada ramo um pequeno cálice verde-claro que suporta a corola, com cinco lobos.
A corola, tubular, não excede em comprimento 0,5cm e os lobos abrem-se tanto que mais parecem cinco pétalas separadas. Embora as flores da espécie original sejam singelas - têm apenas uma camada de pétalas -, algumas das variedades e alguns dos híbridos possuem numerosas camadas de pétalas.




As flores apresentam cores variadas, desde o branco a vários tons de azul, roxo, cor-de-rosa e vermelho. No centro da flor notam-se bem umas minúsculas e douradas bolsas de pólen - os estames. Cultivadas em condições apropriadas, estas plantas continuarão a crescer e a florir durante o ano. No entanto, o tamanho das flores e das folhas nem sempre é previsível, já que o aspecto das variedades e dos híbridos depende frequentemente das condições em que os mesmos são cultivados.




Hoje, devido aos inúmeros processos de hibridação, existem 18 espécies e cerca de 6 mil variedades e novas continuam surgindo, por isso tamanha variedade nas coes de suas flores.




Trata-se de uma das mais belas e delicadas dentre as espécies ornamentais para cultivo em vasos no interior dos ambientes. Ao falar de violetas (violetas-africanas, ou violetas-do-cabo) não podemos deixar de nos referirmos às Saintpáulias, tão apreciadas pelas suas flores abundantes e coloridas, que são talvez as plantas de interior mais conhecidas.




As Saintpaulia são bastante fáceis de serem cultivadas a nível doméstico, para isso bastará seguir as seguintes recomendações:

Cuidados:



Temperatura - Estas plantas desenvolvem-se bem a temperaturas de 18-24ºC. Uma flutuação de 3º para além destes níveis pode eventualmente interromper o crescimento. É indispensável um elevado grau de humidade; coloque os vasos em tabuleiros com seixos molhados e pendure pratos com água sob os cestos suspensos.

Luz: Durante todo o ano exponha estas plantas a luz forte, mas não a sol directo. Duas ou três horas diárias de sol velado beneficiarão as saintpáulias. Coloque de preferência junto a uma janela voltada para o nascente. Uma boa dica para garantir o crescimento simétrico da violeta é ir virando o vaso, semanalmente, obedecendo sempre o mesmo sentido. Também se desenvolvem bem sob luz artificial. Se expostas a luz adequada e satisfeitas outras condições necessárias, estas plantas florirão continuamente.




Rega - Regue moderadamente estas plantas, o suficiente para humedecer a mistura a cada rega, mas deixando secar a camada superior antes de regar de novo. Um excesso de rega em qualquer altura pode provocar apodrecimento das raízes. O ideal é colocar água apenas uma vez por semana no Inverno, duas vezes no Verão, evitando encharcar. Evite molhar as folhas. Se após regar a planta escorrer água para o prato retire, evitando assim que este fique água.

Adubação - O ideal é adubar num intervalo de 15 em 15 dias, mas nunca no centro, somente ao redor da planta, uma colher de café é o suficiente para os vasos em que elas normalmente são vendidas.

Multiplicação: Semente e por divisão da planta na Primavera ou Outono.

Transplantação - Quando oportuno. Use uma mistura composta por partes iguais de turfa de musgo, perlite e vermiculite e acrescente três ou quatro colheres de sopa de pó de dolomite para cada quatro medidas (uma medida = 2dl) da mistura. Plante as saintpáulias em forma de roseta em vasos ou outros recipientes baixos. Para calcular o tamanho conveniente do recipiente, meça o diâmetro da roseta e escolha um recipiente com o diâmetro de cerca de um terço do da planta. Não deve ser necessário um vaso de dimensões superiores a 12-16cm. As variedades miniatura e as plantas rastejantes jovens podem também ser cultivadas em vasos, mas as rastejantes adultas devem ser cultivadas em cestos suspensos, onde os caules dispõem de mais espaço para enraízar.

As saintpáulias dão-se melhor quando um pouco apertadas nos vasos. Reenvase estas plantas em recipientes um pouco maiores só dois meses depois das raízes terem enchido os recipientes em que se encontram. Pode realizar esta operação em qualquer estação desde que a temperatura esteja acima dos 16ºC. Ao reenvasar, é aconselhável retirar o círculo exterior das folhas se os pecíolos tiverem sido danificados por terem estado comprimidos contra a borda do vaso. Retire cada pecíolo com um puxão rápido para o lado; não os corte. É importante retirar o pecíolo todo, pois qualquer coto que fique pode apodrecer e contagiar o caule principal.




Propagação - O método mais indicado para propagar as saintpáulias consiste em enraizar individualmente as folhas que produzirão novas plantas. Retire uma folha da roseta, da segunda ou terceira carreira a contar de fora (ou retire uma folha junto à base do caule, caso se trate de uma planta rastejante). Com uma faca afiada, corte o pecíolo, reduzindo-lhe o comprimento a 2,5-4cm, e enterre-o a 1,5-2cm de profundidade num vaso de 6-8cm contendo mistura húmida. Introduza o conjunto num saco de plástico ou numa mini-estufa e exponha-o a sol directo velado a uma temperatura de 18-24ºC.
Não deverá ser necessário regar durante sete a dez semanas, até emergir à superfície da mistura um maciço de pequenas folhas que nascem da base do pecíolo. No decorrer das quatro semanas seguintes, destape progressivamente as novas plantas até as retirar completamente da atmosfera protegida. Entretanto, regue-as apenas o necessário para evitar que a mistura seque e aplique-lhes semanalmente um vulgar adubo líquido com um oitavo da concentração habitual. Quando as novas plantas atingirem uma altura de 4-5cm, retire-as com cuidado da folha-mãe e coloque-as em vasos individuais de 6-8cm. A partir de então, trate-as como plantas adultas. As folhas das saintpúlias podem também ser enraízadas em água.

Sementeira: Em local definitivo no início da Primavera ou no Outono. Em estufa na Primavera/Verão e início do Outono.

Floração: Fim do Inverno, até ao Verão, dependendo das zonas.

Poda: Quando as flores estiverem a murchar deverão ser cortadas, assim como também se devem eliminar as folhas secas ou machucadas, para prolongar a floração.

Pragas e doenças: Pulgões, Oídio.


Uma das flores ideais para dar de presente, são bonitas, ocupam pouco espaço, são baratas e enfeitam bem qualquer casa.

Fontes: “Mundodeflores”, “Wikipedia”, PlantasdeInterior”, “JardimdeFlores”, “Jardineiro.net”, outros.

Flores

"Criar uma pequenina flor é um trabalho de eras." (William Blake)

30 comentários:

António Je. Batalha disse...

Meu nome é António Batalha, estive a ver e ler algumas coisas de seu blog, achei-o muito bom,dou-lhe os parabéns, espero vir aqui mais vezes. Meu desejo é que continue a fazer sempre o seu melhor, dando-nos boas mensagens.
Tenho um blog Peregrino e servo, se desejar visitar ia deixar-me muito satizfeito.
Ps. Se desejar seguir meu blog será uma honra ter voce entre meus amigos virtuais,mas gostaria que não se sinta constrangido a seguir, mas faça-o apenas se desejar, decerto irei retribuir com muito prazer. Siga de forma que possa encontrar o seu blog.
Deixo a minha benção e muita paz e saúde.

fatima disse...

Obrigada,gostei das dicas,quem sabe agora minhas violetas vão florir!

Unknown disse...

Olá, minha violeta estava linda até eu decidir trocar de vaso, de um de plástico para um de barro. Logo após dessa mudança muitas folhas começaram a cair e a ficar moles e juntamente foi nessa época que ela começou a florescer novamente. Não sei o que posso fazer para ela voltar o vigor que estava.

Unknown disse...

Olá meu nome Maria Inês, minhas violetas estão floridas coloquei fertilizante para orquideas formula :10-10-10 vitaplan uma vez por semana minhas violetas começaram a florir mando as fotos.
No site abaixo:

https://www.blogger.com/comment.g?blogID=889619768324568747&postID=6974316038986421689

Fernanda disse...


Excelente post. Já está marcado nos meus favoritos. Adorei este site ao ler vi que era o que eu estava procurando, Estou ansiosa para ler seu próximo artigo, parabéns.
Natalia e muito Swing um abraço

Unknown disse...

bom dia! meu nome e Simone adoro violetas, mais ultimamente minhas violetas estão ficando sem vida folhas estão apodrecendo, faço a adubacao de cada 15 dias, molho 2 dia ´por semana mesmo assim esta muito feias.

Unknown disse...

bom dia! meu nome e Simone adoro violetas, mais ultimamente minhas violetas estão ficando sem vida folhas estão apodrecendo, faço a adubacao de cada 15 dias, molho 2 dia ´por semana mesmo assim esta muito feias.

Unknown disse...

alguem sabe onde posso comprar pela nete a Broquicina roxa

Anônimo disse...

Ola, Você está dando muita água a elas
O certo seriá molhar 1 vez por semana ou quando a terra estiver mais ou menos seca.
-Victor

Unknown disse...

Olá não consigo fazer minhas violetas viver será?que deixo no vasinho que elas bem ou troco,compro depois d3 2 dias estão muchas quase morrendo depois ficam podres as folhas e morrem,ainda nem tinha noite,ojá tentei vários lugares e nada,última tentativa comprei outra tava de novo quase morrendo troquei a terra coloquei adubada,parece q vai agora vamos ver.

Unknown disse...

Olá não consigo fazer minhas violetas viver será?que deixo no vasinho que elas bem ou troco,compro depois d3 2 dias estão muchas quase morrendo depois ficam podres as folhas e morrem,ainda nem tinha noite,ojá tentei vários lugares e nada,última tentativa comprei outra tava de novo quase morrendo troquei a terra coloquei adubada,parece q vai agora vamos ver.

Unknown disse...

Provavelmente você está molhando as folhas ou regando demais

Unknown disse...

Provavelmente você está molhando as folhas ou regando demais

Unknown disse...

Bom dia, há muitos anos tenho tentado cultivar violetas, agora parece que começou a dar resultados, só tem um problema, ela se soltam da terra, já tentei enterra-las novamente, mais dai morrem, o que será que tem de errado,se puderem me ajudar eu agradeço. se possível enviar resposta para meu email. marifilhadedeus@gmail.com Obrigada.

comprecroche disse...

Olá, gostaria de saber se existe mesmo sementes de violeta? E onde encontro para comprar? Abraços!

Unknown disse...

Olá, tenho um vasinho de violetas a cerca de 2 anos e ela sempre floriu muito bem. Porém em suas 2 últimas floridas, as flores nasceram totalmente brancas...
Existe uma explicação lógica para isso? Há algo de errado com as flores?
Obrigada!

Unknown disse...

Olá, tenho um vasinho de violetas a cerca de 2 anos e ela sempre floriu muito bem. Porém em suas 2 últimas floridas, as flores nasceram totalmente brancas...
Existe uma explicação lógica para isso? Há algo de errado com as flores?
Obrigada!

Unknown disse...

Alguem sabe onde conprar as violetas

Ana disse...

Minhas Violetas também morriam ficavam no máximo 10 dias depois as folhas começavam a escurecer a cair até que Não restava nenhuma Mas resolvi Tentar novamente agora estou com uma que já vai fazer dois meses e uma outra que já deve ter uns 20 dias considero uma vitória o que eu estou fazendo de diferente é: quando Rego Rego com água sem cloro coloco um pouco de água numa vasilha e deixo 2 a 3 dias destampada para que o cloro evapora as Violetas odeiam cloro e uma dica que eu peguei do blog Diário de Uma sementeira colocar a Violeta na chuva é assustador Mas é isso mesmo a água da chuva traz muito benefícios para ela aqui em casa choveu aproximadamente uns dois dias seguidos aquela chuva fininha coloquei as duas Pensei até que iria perde las mas hoje olhei bem e estão ótimas parece que funciona

Ana disse...

Outra coisa rego em torno de 3 em 3 dias quando está muito quente moro no Rio de Janeiro.
Agora vou regar 1 vez por semana. Ela pega sol umas horinhas da manhã. E no restante do dia fica em local com luz sem sol direto.

Erika Emrich disse...

Adorei as informações. Violetas são umas das minhas flores preferidas, pois são ao mesmo tempo simples e vistosas! Ontem mesmo comprei vasos de violeta e um de fitônia de folha fina. As violetas estão dentro de uma jardineira na área de srviço do meu apartamento.😍

Elis disse...

Olá depôs de um bom tempo as flores da minha violeta nasceram brancas porque??

Nelisete disse...

Fiz o sistema de irrigação com barbante na garrafa pet para as minhas violetas, coloquei 04 barbantes na parte inferior do vaso, estou monitorando-as, quando percebo que a terra está molhada, suspendo os barbantes. Minha dúvida é, quantos barbantes devo colocar.

Halbha disse...

Faço a rega da minha violeta de forma mais simples.
Coloco agua numa vasilha e coloco o vasinho dentro, sem pratinho.A agua coloco o suficiente para cobrir meio vasinho. Deixo ele dentro da agua por mais ou menos 20 minutos. Retiro o vasinho, deixo escorrer a agua e coloco de volta sobre o pratinho. Observo até que o pratinho não tenha mais agua porque ele deve estar seco.
Faço isso sempre que percebo que as folhas da violeta estão começando a ficar molinhas, meio tristes, caidinhas, mas não muito.
Foi assim dessa forma que consegui fazer com que minhas violetas não morressem mais.Assim que também umedeço os meus vasinhos de suculentas.

Unknown disse...

Algumas de minhas violetas mudaram de formato, eram das petalas simples e em contato c violetas hibridas c petalas formato de rosinhas, mudaram e nasceram apoa a primeira florada semelhante as hibridas, o q sera q aconteceu?

Constança disse...

Ola gostaria de saber se as folhas moles da minha violeta sao excesso de agua ou falta. Minhas violetas estavam lindas agora estao assim com as folhas moles.
Obrigada

Constança disse...

Ola gostaria de saber se as folhas moles da minha violeta sao excesso de agua ou falta. Minhas violetas estavam lindas agora estao assim com as folhas moles.
Obrigada

Constança disse...

Ola as folhas moles na violeta sao por excesso de agua? Como resolvo este problema? Ajudem por favor. Estou deswsperada. Obrigada

Unknown disse...

Como fazer pra minhas violetas na flores o ano todo

Unknown disse...

Minhas violentas se desenvolvem em direção a beira do caso. Porque?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

FLORESCER

FLORESCER
Floresça!
No principio da vida todos são iniciados como sementes...Quando o primeiro broto surge, o Mundo é apresentado a ele...e muitas vezes os brotos se perguntam: "Como brotei?"Outros nem sequer se dão conta.Vivencie o broto do momento...Flua nesse brotar...Cultive com amor o seu território, não deixe as ervas daninhas, construídas de sua própria ilusão, interferirem no seu crescimento...Vivencie este crescimento...Assim você será uma bonita árvore cheia de sabedoria e amor a oferecer...Sinta a necessidade do coração e vá em frente escalando a divindade do seu Ser...Acredite, o supremo mora em vc...Brote! Cresça! Sinta se você está crescendo no caminho certo, identifique, faça o movimento verdadeiro para que sua árvore não mingue. Florescer na vida é florescer no hoje, no agora e no amanhã! Floresça a sua vida, simplesmente floresça!
(Fênix Faustine)