CUIDE DE SEU JARDIM

"Não corra atrás das borboletas. Cuide de seu jardim e elas virão até você!Se passarmos todo o tempo desejando as borboletas e reclamando porque elas não se aproximam da gente, mas vivem no jardim do nosso vizinho, elas realmente não virão. Mas, se dedicarmos a cuidar do nosso jardim, a transformar o nosso espaço, a nossa vida, num ambiente agradável, perfumado e bonito, será inevitável... As borboletas virão até a nós... Dê o que você tem de melhor e a vida lhe retribuirá. "

O perfume...

O perfume...
"Fica sempre o perfume nas mãos daquele que oferece flores."

sábado, 6 de novembro de 2010

OS DEZ MANDAMENTOS DO JARDINEIRO


1. Respeitar a vocação do espaço. O terreno a ser cultivado está predestinado, já seja pela sua situação geográfica, pelo clima ou pela sua história, a um estilo preferencial e a uma flora específica.
2. Respeitar os desejos de quem irá usufruí-lo. As pessoas, nos seus lares, atividades profissionais, lazer, etc., têm motivações, necessidades, apetites e caprichos a serem contemplados.
3. Respeitar os direitos da Mãe-Terra. O bom jardineiro deve proteger o solo, enriquecendo-o sempre. E precisa ter compaixão até com o que consideramos pragas.
4. Respeitar a concórdia entre as espécies. Para viver em harmonia as plantas devem ser agrupadas de modo a ter hábitos e necessidades observados. Isto é descumprido quando, por exemplo, uma oriunda de clima tropical-úmido é forçada a conviver com outra proveniente de regiões temperadas e áridas.
5. Respeitar o livre-arbítrio de árvores e arbustos. Podas feitas com intenções frívolas, que desfiguram e interrompem o desenvolvimento delas, é ofensa às suas liberdades.
6. Respeitar a avifauna. Não apenas àquelas que apreciamos como belas, mas, igualmente, às criaturas que julgamos horrendas e que tanto nos beneficiam, equilibrando a atividade funcional da existência.
7. Respeitar a pluralidade de espécies. A multiplicidade de formas, cores e tamanhos deve ser incentivada em prol da riqueza do jardim. A sobriedade em excesso anda junto à mediocridade.
8. Respeitar as menos favorecidas. As ervas miúdas, que timidamente florescem, na maioria dos casos remediam doenças de todo tipo e as “daninhas” não fazem mal a ninguém.
9. Respeitar a tempestade e seus trovões. Ela auxilia o sol a dar brilho e nutre concedendo energia a tudo àquilo que vive no jardim.
10. Respeitar as leis divinas da ética. Adubos e hormônios em demasia, poderosos inseticidas e outros artificialismos químicos, significam falta de aceitação do legado simples que o jardim nos propicia.



 FONTE-http://www.jardimdasideias.com.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

FLORESCER

FLORESCER
Floresça!
No principio da vida todos são iniciados como sementes...Quando o primeiro broto surge, o Mundo é apresentado a ele...e muitas vezes os brotos se perguntam: "Como brotei?"Outros nem sequer se dão conta.Vivencie o broto do momento...Flua nesse brotar...Cultive com amor o seu território, não deixe as ervas daninhas, construídas de sua própria ilusão, interferirem no seu crescimento...Vivencie este crescimento...Assim você será uma bonita árvore cheia de sabedoria e amor a oferecer...Sinta a necessidade do coração e vá em frente escalando a divindade do seu Ser...Acredite, o supremo mora em vc...Brote! Cresça! Sinta se você está crescendo no caminho certo, identifique, faça o movimento verdadeiro para que sua árvore não mingue. Florescer na vida é florescer no hoje, no agora e no amanhã! Floresça a sua vida, simplesmente floresça!
(Fênix Faustine)